Festival Museum Festum

O Museum Festum é um eco festival cultural, cuja essência está na colaboração de todas as pessoas e entidades que se juntam para tornar possível esta iniciativa. Decorre desde 2012 e pela quarta vez consecutiva irá abrir as suas portas às manifestações artísticas, à museologia sustentável, à diversidade cultural, à cidadania activa e à ecologia. Durante quatro dias, o Museum Festum transformar-se-á num espaço participativo de comunhão/partilha artística e de divulgação/consciencialização cultural e ecológica. Para muitos um festival, para nós uma causa cívica em prol da ação cultural direta.

Entre os dias 3 e 6 de agosto de 2017, terá lugar o evento Museum Festum no espaço do Museu do Casal de Monte Redondo. O Museum Festum é um eco festival cultural, cuja essência está na colaboração de todas as pessoas e entidades que se juntam para tornar possível esta iniciativa. Decorre desde 2012 e pela quarta vez consecutiva irá abrir as suas portas às manifestações artísticas, à museologia sustentável, à diversidade cultural, à cidadania ativa e à ecologia. Durante quatro dias, o Museum Festum transformar-se-á num espaço participativo de comunhão/partilha artística e de divulgação/consciencialização cultural e ecológica. Para muitos é um festival, para os seus organizadores, uma causa cívica em prol da ação cultural direta.

Um dos grandes objetivos deste festival a longo prazo é ser reconhecido como um festival de referência nas diversas expressões culturais, promovendo a solidariedade e partilha como base de atuação.

O Museum Festum é organizado pelas diversas comunidades (pessoas ou instituições) que reconhecem o Museu do Casal de Monte Redondo como uma expressão do seu património e do seu trabalho.

Sendo um festival ligado ao ambiente, o Museum Festum efetuou uma candidatura ao programa Sê-lo Verde lançado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente. Este programa apoia medidas ecológicas nos festivais de verão.

O Museum Festum foi um dos 18 selecionados juntamente com alguns festivais de grande dimensão como NOS Alive, Paredes de Coura, Marés Vivas, e outros de pequena e média dimensão como Neo Pop, Vagos Metal Fest, Cem Soldos, Forte, Douro Rock, etc.

De entre as medidas apresentadas, destaca-se o aquecimento de água através de painéis solares, a iluminação led e um copo reutilizável e amigo do ambiente ecocopo.

No recinto, os visitantes poderão ter acesso a várias construções ecológicas como uma estrutura de aquecimento de água através de painéis solares, casas de banho secas, duche com reaproveitamento de águas, reaproveitamento de madeira para as diversas infraestruturas como, por exemplo, bares, uma casa de árvores, cozinha. Há também construções em cartão e em lixo. O pórtico de entrada é feito com canas e a maior parte da iluminação será com led s. Também haverá alguns painéis fotovoltaicos a alimentar equipamentos elétricos e áreas construídas com reaproveitamento de materiais e desperdícios de fábrica indiferenciados.

Qualquer pessoa se pode voluntariar para este festival, através do facebook do Museum Festum – museumfestum.mr/. Os voluntários serão enquadrados na preparação do festival consoante os seus interesses.

A preparação do Festival já decorre há alguns meses, com encontros entre os organizadores e voluntários, denominados WARM- -UP S. O primeiro teve lugar em março no recinto do Museu do Casal de Monte Redondo, o segundo no Atlas Hostel em Leiria, o terceiro no dia 1 de julho, no Titanic Sur Mer, em Lisboa e o quarto no dia 8 de julho no recinto do Museu em Monte Redondo.

Está ainda a decorrer uma campanha de angariação de fundos, denominada Chupafunding# : ao contribuir com um donativo, cada pessoa receberá um chupa ou até dois e essa ajuda tornará possível este magnífico encontro de pessoas que se juntam por um mundo melhor, mais sustentável e mais participativo. O Museum Festum agradece a todas as pessoas e empresas que compraram chupas até ao momento. O papel que acompanha o chupa vale uma rifa, cujo sorteio será realizado no último dia do festival – 6 de agosto.

Os prémios são os seguintes: 1º Prémio – 1 Noite + Circuito Spa + Massagem p/ 2 pessoas no Monte Real – Hotel, Termas e Spa 2º Prémio – Experiência radical com Mystery- -Box 3º Prémio – Caixa de produtos biológicos da PROVE Leiria Pela Expressão Livre e pela Cultura.

A inauguração do evento terá lugar no dia 3 de agosto, pelas 16h00, na Praça da Vila de Monte Redondo, havendo um torneio de petanca ao início da tarde, o teclista Jorge Nunes ao final da tarde e o concerto da Farra Fanfarra ao início da noite. Através de uma parceria com a Câmara Municipal de Leiria, a Junta da União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira e a Rodoviária do Lis, estará à disposição dos festivaleiros o TRIBUS, com um percurso que passará por Leiria, Pedrogão, Coimbrão, Bajouca e Monte Redondo.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS Local: Rua da Bajouca N.º 17 Monte Redondo/ Monte Redondo Lra Observações: Campismo, exposições, residências, campo exploratório espaço infantil. Preço: 2.5 diário/5 (pulseira livre acesso ao festival) Público: A partir dos três anos Contactos para inscrições ou informações: festum. Organização: Museu do Casal de Monte Redondo Apoio: Câmara Municipal de Leiria; Junta de Freguesia da União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira Cofinanciamento: Fundo Ambiental, Câmara Municipal de Leiria Duração do espetáculo:

Quinta-feira, dia 3 de agosto, na Praça da vila de Monte Redondo a partir das 16h00 às 00hh00 e no Recinto Museum Festum das 23h00 às 4h00.

Dias 4, 5 e 6 de agosto o recinto está sempre aberto. Ficha artística: Música: First Breath After Coma / Farra Fanfarra / Equations / Ditch Days / Catraia / Zentex / Yesterday / Astrodome / Mr.Gallini / Desterronics / Fuzzil / Catapulta b2b Desmarques / Alförjs / the cage cabarrett & friends / veabis&- tubbhead (residência artística) + Aires (residência artística) Oficinas: Sabonetes artesanais / Farmácia da horta / Fabrico de papel tradicional / Aromáticas à mesa / Horta sensorial; Cinema: Aqui, em Lisboa / Extensão Filmes Premiados do Leiria Film Fest 17 / Retrospetiva de Bruno Carnide Artes Performativas: Leirena / Bruno José Silva e Beatriz Garrucho (residência artística)

Exposições: Damachine e R U S T (cartazes) / João Viotti / Nélio Pedrosa/ Resinagem/ Dia Internacional da Cerveja / Oficina de José Pereira dos Santos/ José Seabra Pinto – O Homem e o Médico/ Há só uma terra;

Conversas: Museologia e Turismo MINOM Movimento Internacional para uma Nova Museologia/ Bioplásticos

Outras atividades: Torneio de petanca; concurso literário e fotográfico alusivo ao tema Como vejo o verde do Festum?

Mail: Facebook: Instagram: Vídeos promocionais Campanha de angariação de fundos: Jornadas de trabalho: Cartaz: Ana Carla Gomes 6

Contactos

Morada: Museu do Casal de Monte Redondo

Rua da Bajouca N. 17

2425-617 Monte Redondo

Mail: festum.prod@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/museumfestum.mr/

Instagram : https://www.instagram.com/museumfestum/