Cadernos de Sociomuseologia

sociomuseologia topo

Os Cadernos de Sociomuseologia Revista Lusófona de Museologia são publicados pelo Centro de Estudos de Sociomuseologia da Universidae Lusófona, tendo por objetivo o intercâmbio de trabalhos com outras instituições e o apoio à formação e investigação no âmbito dos programas de Mestrado e de Doutoramento em Museologia
Aceder aos Cadernos de Sociomuseologia

homepageImage pt PT

Os Cadernos de Sociomuseologia Revista Lusófona de Museologia são publicados pelo Centro de Estudos de Sociomuseologia tendo por objetivo o intercâmbio de trabalhos com outras instituições e o apoio à formação e investigação no âmbito dos programas de Mestrado e de Doutoramento em Museologia.

Os Cadernos de Sociomuseologia Revista Lusófona de Museologia são publicados em papel e em full texto on-line com revisão por pares e Conselho de Redação internacional. Esta publicação está acessível na rede Latindex que é o principal sistema de informação sobre revistas científicas editadas nos países da América Latina, Caraíbas, Espanha e Portugal.

Os Cadernos de Sociomuseologia, Revista Lusófona de Museologia englobam três tipos de publicações com numeração contínua de modo a facilitar a sua utilização.

1- Revista Cadernos de Sociomuseologia na qual em cada volume são reunidos conjuntos de Artigos sobre diferentes temáticas museológicas.

2- Coleção Sociomuseology é uma coleção com artigos ou dissertações de Mestrado apresentados em língua inglesa. Trata-se de artigos anteriormente publicados em língua portuguesa os quais foram traduzidos de modo a alargar a sua divulgação.

3- Coleção Estudos Pós-graduados onde são publicadas Dissertações de Mestrado ou Teses de Doutoramento especialmente relevantes para o desenvolvimento teórico da Sociomuseologia.

ISSN: ( paper format ) 972-8881-04-5
ISSN: (electronic format ) 1646-3714

Editing Board:

Alfredo Margarido (ULHT) |
Alfredo Tinoco (ULHT) |
César Lino Lopes (Nacional Museum of Natural History –Lisbon (MNHN) |
Cristina Bruno (Universidade de São Paulo USP-Brasil) |
Fernando João Moreira (International Movement for a New Museology - MINOM-ICOM) |
Judite Santos Primo (ULHT) |
Maria Célia M. Santos (Universidade Federal da Bahia -Brasil) |
Mário Canova Moutinho (ULHT) |
Mário de Souza Chagas (Universidade do Rio de Janeiro UNIRIO- Brazil) |
Paula Assunção dos Santos (Reinwardt Academy Holanda) |
Pierre Mayrand (L'Université du Québec à Montréal (UQAM) |
Rosana Nascimento (Universidade Federal de Santa Catarina -Brasil) |
Ximena Varela (Drexel University Filadelphia USA)

A área da Museologia é desenvolvida no quadro do Departamento de Museologia a qual é parte da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo, Geografia e Artes –FAUGA-, estando representado nos seus Concelhos Científico e Pedagógico. Como área principal da FAUGA integra igualmente a sua Comissão Executiva.

A atividade do Departamento é no essencial desenvolvida no âmbito do Centro de Estudos de Sociomuseologia (CESMus) criado em 1993, o qual está orientado em particular para a promoção do ensino e da investigação no domínio da Museologia em Geral, da Museologia Local, da Ecomuseologia e da Sociomuseologia. Paralelamente aos projetos de investigação, presta serviços exteriores de planeamento museológico para várias entidades públicas e privadas.

O Departamento edita os Cadernos de Sociomuseologia desde 1993, principal coleção de língua portuguesa dedicada à museologia em estreita colaboração com investigadores e professores de museologia de universidades e museus brasileiros em particular e organiza regularmente reuniões científicas de âmbito nacional e internacional. O CESMus está articulado com os programas de Doutoramento e de Mestrado em Museologia da ULHT, prestando apoio aos discentes e docentes da área. Está integrado na Unidade de Estudo Território Cultura e Desenvolvimento, TERCUD registada na Fundação para a Ciência e a Tecnologia com o nº ID 462

Prof.ª Doutora Judite Primo
Coordenadora do Departamento de Museologia

Museu do Casal de Monte Redondo

Morada: Rua da Bajouca nº17, 2425-617 Monte Redondo, Leiria

Telefone: 244685282

Copyright © 2017 Todos os direitos reservados.