História da Língua Portuguesa

Acesso à exposição História da Língua Portuguesa

A exposição História da Língua Portuguesa foi concebida para atender ao público escolar, tendo por objectivo suscitar um melhor entendimento do lugar que a nossa língua ocupa no mundo em que vivemos.

Trata-se de um conjunto de imagens agrupadas em dezasseis temas de reflexão. Pensada para ser uma exposição itinerante optou-se por um formato de reduzidas dimensões, de modo a facilitar a sua circulação entre estabelecimentos de ensino, colectividades, museus locais e demais instituições actuantes na área da cultura e do lazer.

Desta forma pode ser apresentada de maneira tradicional, através de fixação em suportes verticais, ou ser manuseada em sala de aula, como recurso didáctico.

Fica o conjunto igualmente disponível na internet (a versão que aqui se apresenta), acrescida de uma selecção de "links", facilitando o aprofundamento das questõs levantadas ou sugeridas.

A escolha das imagens que compõem os painéis temáticos foi organizada em temas de amarração visual, dando primazia ao seu valor simbólico e ilustrativo.

O apoio recebido da Asociación de Profesores de Lengua Portuguesa en España está a proporcionar a sua utilização em vários estabelecimentos de ensino em Espanha. Por tal facto ficamos particularmente felizes e gratos por assim se alargar a utilidade desta exposição. Para contacto Milla Paiva e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Também recebemos a crítica e posterior colaboração relativamente à necessária e mais correcta informação sobre o galego-português. As correcções na versão on-line já foram inseridas nas telas "A língua portuguesa no mundo" e "Um território para uma língua nova" e a inclusão de imagens de autores galegos. Os nossos agradecimentos aos professores Eduardo Maragoto e Maurício Castro

A exposição foi inaugurada na Fundação Mário Soares e posteriormente apresentada, entre outras, nas seguintes instituições portuguesas e espanholas:

Biblioteca Municipal de Resende, Câmara Municipal de Constânçia, Câmara Municipal de Aljustrel, Centro da Juventude das Caldas da Rainha, Biblioteca Municipal de Loulé, Biblioteca de Monchique, Escola Secundária Rainha D. Amélia (Lisboa), Externato Delfim Ferreira (Riba de Ave), Museu Municipal do Sabugal, Escuela Oficial de Idiomas de Badajoz, Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela Consellaría de Cultura, Educación e Ordenación Universitaria da Xunta de Galicia, Casa do Brasil Lisboa, IES Navalmoral, Colégio São José – Ramalhão – Sintra, Biblioteca Municipal Almeida Faria Montemor-o-Novo, Faculdade de Geografia e História Universidade Santiago de Compostela (Galiza), Faculdade de Filologia da Universidade da Corunha (Galiza), Faculdade de Filologia da Universidade de Vigo (Galiza), Faculdade de Filologia da Universidade Complutense (Madrid), Saint Louis University (Madrid), Assembleia Nacional (Timor)

Museu do Casal de Monte Redondo

Morada: Rua da Bajouca nº17, 2425-617 Monte Redondo, Leiria 

Telefone: 244685282

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Siga-nos


Copyright © 2017 Todos os direitos reservados.